AVALIAÇÃO 360 FORMATIVA (MEDICINA UNIFAE)
AVALIAÇÃO PROFESSOR/PRECEPTOR
Entrevista médica
Inibe o relato adequado da história clínica pelo paciente.

Não utiliza perguntas adequadas para obter informações relevantes.

A qualidade da história não permite ajuizamento apropriado do caso.
Insatisfatório Satisfatório Excelente
Aproxima-se, apresenta-se e acolhe o paciente respeitosamente.

Usa perguntas apropriadas para obter informações precisas.

Responde adequadamente à comunicação verbal e não verbal.

Processa a história do paciente de forma compreensível, eficaz e suficiente.
Exame Físico
Não lava as mãos e nem utiliza medidas de proteção universais.

Não explica o exame ao paciente.

Realiza o exame de forma desorganizada.

Apresenta dificuldade de interpretação dos achados.

Não registra corretamente os dados obtidos.
Insatisfatório Satisfatório Excelente
O exame físico segue uma sequência lógica e coerente.

Aplica exame físico pleno e compatível com a queixa do paciente.

Explica ao paciente de forma compreensível os achados clínicos.

Mostra-se sensível às queixas e oferece conforto ao paciente.
Profissionalismo
Não estabelece contato satisfatório ou acolhe as queixas do paciente.

Demonstra desatenção e desinteresse pelo paciente.

Desconsidera as necessidades de conforto físico.

Não respeita à privacidade ou comporta-se de forma ética.

Utiliza linguagem inadequada à compreensão.
Insatisfatório Satisfatório Excelente
Demonstra respeito, compaixão, empatia e estabelece confiança.

Atende às necessidades de conforto do paciente.

Comporta-se de forma ética e demonstra conhecimento de pontos legalmente relevantes.

Explica o diagnóstico e exames complementares e apresenta o plano terapêutico.
Julgamento Clínico
Não obtém consentimento do paciente.

Apresenta dificuldades para o(s) diagnóstico(s) e hipóteses diagnósticas apropriadas.

Utiliza instrumentos diagnósticos de forma inadequada.

Formula plano diagnóstico e terapêutico inconsistente.

Interpreta de forma insatisfatória os exames complementares.
Insatisfatório Satisfatório Excelente
Faz o diagnóstico apropriado e formula um plano de conduta adequado.

Solicita ou realiza adequadamente exames diagnósticos.

Realiza diagnósticos diferenciais apropriados.

Considera riscos, benefícios e orienta adequadamente o paciente.
Habilidade de comunicação
Não utiliza efetivamente as habilidades de comunicação (tipo de perguntas, escuta ativa, questões para esclarecer a informação, silêncio, comunicação verbal e não verbal).

Cria barreiras e dificuldades para comunicação.

Oferece hipótese diagnóstica de forma descuidada ou insensível.
Insatisfatório Satisfatório Excelente
Aborda o paciente de forma honesta e empática.

Comunica-se sem jargões ou preconceito.

Incorpora a perspectiva e repertório do paciente de modo sensível.

Oferece a hipótese diagnóstica de forma sensível.

Pactua o plano terapêutico de forma compreensível.
Organização e Eficiência
Não define prioridades ou distribui adequadamente o tempo.

Parece não ter construído um raciocínio clínico.

Toma decisão desconsiderando o raciocínio clínico.

Registra informações de forma desordenada em prontuário.

Desconsidera custo/efetividade das intervenções.
Insatisfatório Satisfatório Excelente
Utiliza o tempo de forma precisa;

Demonstra habilidades em priorizar tarefas.

Desempenha as tarefas em uma sequência lógica.

Reconhece limitações, observando riscos e benefícios.

Demonstra habilidade em utilizar recursos disponíveis, como exames complementares, e ferramentas de apoio ao diagnóstico.

Demonstra habilidade em documentar as informações relevantes de forma clara e concisa.
Avaliação Clínica Geral
Aborda o paciente de forma não sistematizada, mostra-se culturalmente insensível, desconsidera a segurança e a perspectiva do paciente e toma decisão subestimando o raciocínio clinico e a utilização racional de recursos diagnósticos.
Insatisfatório Satisfatório Excelente
Avaliador, considere o atendimento observado como um todo e faça sua avaliação enfatizando o conceito global do desempenho do interno.
Demonstra julgamento clínico satisfatório, síntese, cuidado, eficácia, eficiência, uso apropriado de recursos, equilibra riscos e benefícios, considera a segurança do paciente e apresenta consciência das próprias limitações.
Assinatura e carimbo do Aluno
Assinatura e carimbo do Professor/preceptor
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